Somados, Grêmio e Internacional apresentaram receita de R$ 795 milhões no último ano

MatériaMais Notícias

da imperador bet: Grêmio e Internacional apresentam crescimento de 80% na receita total entre 2013 e 2022, chegando a R$ 795 milhões no último ano na somatória de seus rendimentos. O volume de entradas de valores no caixa foi maior. Contudo, houve também aumento no endividamento dos times.

RelacionadasGrêmioRenato Gaúcho admite dificuldades de criação do Grêmio, mas ressalta: ‘Somos mais letais’Grêmio30/04/2023GrêmioVÍDEO: veja os melhores momentos da vitória do Grêmio sobre o Cuiabá pelo BrasileirãoGrêmio30/04/2023InternacionalDe Pena admite alívio com gol que deu vitória ao Internacional: ‘Sofremos demais’Internacional30/04/2023

da jogodeouro: Os números fazem parte de levantamento anual realizado pela EY, uma das maiores empresas de consultoria e auditoria do mundo, que analisa a saúde financeira dos clubes brasileiros e acaba de divulgar o resultado dos dois principais times do Rio Grande do Sul.

No caso gremista, o impacto negativo com o rebaixamento em 2021 e a redução em receitas relevantes como direitos de transmissão e participação em torneios como Libertadores e Sul-Americana foi detalhado por Pedro Daniel, Diretor Executivo de Esporte da EY:

– Analisando a abertura da receita total de Grêmio e Internacional, podemos ver que houve aumento na maioria das receitas, com exceção das receitas com direito de transmissão e premiação por parte do Tricolor gaúcho – conta Pedro Daniel, Diretor Executivo de Esporte da EY. Não participar da primeira divisão do campeonato nacional nem de torneios continentais afetaram diretamente essa fonte de receita.

Além da premiação e direitos de transmissão, as principais fontes de receita são transferência de atletas, comerciais (patrocínios e publicidade) e Matchday (bilheteria + sócio torcedor).

– Comparando 2022 com 2021, identificamos um aumento de 3% na proporção com transferências de atletas, chegando a fatia de 35% da receita dos clubes, sendo o principal provedor para a dupla Gre-Nal – afirmou Daniel.

Em relação as receitas comerciais e de matchday, o crescimento em relação ao ano anterior por parte do Colorado foi destacado pelo executivo :

– Quando olhamos para receita total, tivemos uma evolução de 79% no período analisado (entre 2013 e 2022), com redução de 39% entre 2021 e 2022 em relação ao Grêmio. Já no Colorado, observamos uma evolução de 80% entre 2013 e 2022, com aumento de 22% entre 2021 e 2022.

Já quando o levantamento aponta a questão do endividamento, a EY analisa três aspectos: endividamento líquido, empréstimos e tributário. No geral, houve um aumento nos três de respectivamente 129%, 114% e 57% no intervalo entre 2013 e 2022. Comparando apenas com o ano anterior, os aumentos foram de 13%, 29% e 9% respectivamente.

– O Grêmio vinha com um endividamento equalizado e, com um ano complexo em termos de receita na Serie B, aumentou o nível de empréstimos. Já o Inter, além do volume considerável de empréstimos, apresenta alta exposição em seu endividamento tributário. Enquanto o Grêmio apresentou 2,29x mais dívidas que sua receita sem vendas de jogadores em 2022, o Internacional apresentou 2,22x, um valor próximo de seu conterrâneo. Quando comparada a receita total, o tricolor fez 1,58x mais dívidas que sua receita, já o Internacional fez 1,4x – concluiu Pedro Daniel.

You may also like...